sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem: O Avestruz - Mário Prata



PROJETO

 }Projeto voltado para o 7 ano do Ensino Fundamental II
 }duração de 9 aulas

CONVERSANDO COM O TEXTO

}Você conhece um avestruz?
}Você já viu um avestruz?
}Quais são as características de um avestruz?

EXPLORANDO O TEXTO

Você fez a leitura do texto O AVESTRUZ de Mario Prata. A partir dessa leitura, com auxilio do dicionário, procure as palavras que dificultaram o entendimento do texto. 

ENTENDENDO O TEXTO

}A que gênero pertence o texto o texto O AVESTRUZ?
}Quais  características você observou para identificar o gênero?
}Qual o foco narrativo apresentado no texto?
}O que levou o menino a querer um avestruz?
}Como você pode descrever a ave sob o olhar do narrador?
}O narrador utiliza vários argumentos a fim de convencer  o garoto a desistir do avestruz. Cite dois deles.
}Você acredita que o avestruz pode ser  um animal de convivência doméstica?
}Por que o menino acabou mudando de ideia?
}Como você entende a expressão  “Gigolô de avestruz” dita pelo narrador?

REFLETINDO  

O menino, após uma viagem à Florianópolis, ficou encantado com o avestruz porque experimentou um tipo de vida desconhecido por ele até então.
 Discuta com seus amigos e juntos tracem o perfil do menino. Conversem sobre as características físicas do garoto  e tentem imaginá-lo em suas mentes.
Após a discussão, confeccionem um cartaz elencando e ilustrando a personagem.

COMPARANDO TEXTOS

}Leia com atenção a tirinha, observando e relacionando as figuras ao texto:




}Identifique todas as personagens da tirinha:
}Escreva tudo que você sabe sobre o tamanduá:
}Sabendo da importância de se nomear tudo o que nos rodeia, explique a afirmação de Jacques Lacan, psicanalista francês que, após muita reflexão ,concluiu: “O que não é nomeado não existe.”
}Diga o que você entende sobre a relação que existe sobre a conclusão de Lacan e a situação mostrada na tirinha:

A mulher e sua galinha


}Provavelmente você já ouviu ou leu alguma fábula na escola, na biblioteca ou em casa. Escreva o nome de algumas que você se recorda:
}Agora, em círculo investigativo, fale o nome de fábulas que você conhece e ouça também os seus colegas. Depois escolha uma das fábulas e conte-a ao professor e à classe. Discutam sobre o que faz um texto ser uma fábula.
}Compare as características da crônica e da fábula.

CONHECENDO O MUNDO  

}Pesquise em livros ou na Internet textos com presença de animais. Se encontrar em livros, não esqueça de colocar o nome do livro e do autor. Se conseguir pela Internet, coloque também o nome do autor e o site de onde encontrou.
}Apresente sua pesquisa ao professor e a sala juntamente com uma ilustração que capte a essência da história encontrada.

RECONHECENDO OS GÊNEROS

O gato

Com um lindo salto Leve e seguro O gato passa Do chão ao muro Logo mudando De opinião Passa de novo Do muro ao chão E pisa e passa Cuidadoso, de mansinho Pega e corre, silencioso Atrás de um pobre passarinho E logo para Como assombrado Depois dispara Pula de lado Se num novelo Fica enroscado Ouriça o pelo, mal-humorado Um preguiçoso é o que ele é E gosta muito de cafuné. Com um lindo salto Leve e seguro O gato passa Do chão ao muro Logo mudando De opinião Passa de novo Do muro ao chão E pisa e passa Cuidadoso, de mansinho Pega e corre, silencioso Atrás de um pobre passarinho E logo para Como assombrado Depois dispara Pula de lado E quando à noite vem a fadiga Toma seu banho Passando a língua pela barriga
                                                                Vinicius de Moraes 

}Você conhecia essa música?
}  Ela conta uma história? Explique sua resposta:
}  Observe a letra da música e conclua qual o adjetivo que define melhor as qualidades do gato.
}  Separe do texto algumas qualidades atribuídas ao gato.
}  Discuta com os seus colegas se o gato é um bom animal doméstico e se os gatos possuem as mesmas características do gato apresentado na música.
Agora, cante com seus colegas!

Eu amo escrever...
Produção textual

}Agora você já está preparado para criar sua própria história .Relembre os gêneros textuais que você viu nessa Situação de Aprendizagem e escolha o que mais te inspira. Você pode escolher entre a crônica, a fábula e a tirinha mas não esqueça de observar as características de cada gênero e aplicá-las no seu texto.
}Selecione o animal, as características e elementos que estarão presentes no seu texto.
Para completar, faça uma ilustração coerente ao contexto criado por você.

PRODUÇÃO TEXTUAL

REESCRITA

APRENDENDO MAIS
  
}Este espaço é dedicado para você escrever sobre tudo que você aprendeu nessa Situação de Aprendizagem.
}Em um breve relato, escreva os itens que você aprendeu e as atividades que você mais gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário